Mec anuncia atualizações no Novo PAR para facilitar o planejamento das redes
O Ministério da Educação encaminhou aos Articuladores Estaduais e Regionais do RENAPAR uma atualização importante sobre o Novo PAR, com o objetivo de tornar o processo de planejamento das redes mais claro e acessível.
Até o dia 26 de novembro, o MEC realizará ajustes na plataforma, removendo a obrigatoriedade de seleção dos objetivos das políticas prioritárias vinculados às etapas ofertadas pelos entes federados.
Esses objetivos permanecerão disponíveis e continuarão destacados como políticas prioritárias, porém agora cada rede poderá selecioná-los de forma autônoma, respeitando seu diagnóstico local e suas necessidades de planejamento.
O MEC reforça que um planejamento bem estruturado é essencial para definir prioridades, orientar ações e fortalecer a gestão educacional. Quando elaborado em regime de colaboração — envolvendo União, estados e municípios —, esse processo se torna ainda mais consistente e alinhado às realidades territoriais.
A pasta também destaca que permanece à disposição para apoiar as equipes na construção de um planejamento qualificado e colaborativo, garantindo mais clareza e eficiência na implementação das políticas educacionais.
A equipe Simae também estará disponível para sanar todas as dúvidas.

